quinta-feira, 27 de outubro de 2011

McCoy Tyner - Live At The Festival de Varsóvia (2005)

McCoy Tyner - Live At The Festival de Varsóvia (2005)
DVD-5 | Duração: 65 min. | 4,16 Gb | Cópia: Untouched
Vídeo: PAL, MPEG de vídeo em 8 745 Kbps, 720 x 576 (1.333) em 25.000 fps | Áudio: AC-3 2 canais a 192 Kbps
Gênero: Jazz, Jazz Mainstream | Gravadora: HHO Ltd

Este passeio, ao vivo solo de Mccoy Tyner foi gravado no Festival de Jazz de Varsóvia (aka Jazz Jamboree Varsóvia) em 27 de outubro de 1991. Tyner ramificou por conta própria no final dos anos 1960, deixando Coltrane para a incursão mais em sua estendida explorações free jazz com a esposa Alice substituindo Tyner no piano.No entanto, embora seu estilo prodigioso é bem adaptado a ele, Tyner não iria gravar um álbum solo até que o tributo Coltrane famoso e excelente, Echoes of Amigo, lançado em 1972. Ao longo da década de 70, Tyner tipicamente fronted bandas maiores, não retornando para concertos a solo, até uma série de recordes Blue Note entre 1989 e 1990 (Revelations, coisas não são o que costumava ser (também contendo alguns duetos), e Soliloquy). Infelizmente, essas datas de solo tendem para o calmo e balada, pelo menos em comparação com Tyner típico, cujo estilo é, na tradição de Oscar Peterson, expansivo e billowing com trovejando esquerda acordes e quebrar o pescoço-direita-runs, floresce, e trinados.

E assim, o Concerto de Varsóvia é uma tampa de boas-vindas aos passeios solo, porque é mais energético, emocional e aventureiro. Isso pode ter algo a ver com o set-list, que inclui apenas dois padrões (Belo Amor, Darn That Dream), enquanto com seis originais, duas músicas Coltrane (Giant Steps, Naima), e dois por Monk (Rhthym-A-Ning , Dream Monk). Na verdade, o ritmo dessas músicas tende para as baladas semelhantes e muitos deles são em sua essência, com enfeites marca Tyner.No entanto, é reconfortante ouvir Tyner rapidamente ataque Giant Steps e Rhthym-A-Ning (ele raramente parece interpretar Monk), oferecer alguns originais encorpado (Miss Bea, Lady De Caracas, Rio), e fechar o set com o hino Coltrane familiar, Naima. Tyner também introduz vários dos números, dando a este uma sensação agradável de concertos ao vivo.

Talentos ampla Tyner são realmente exibidos no formato solo, e é bom ouvi-lo aproveitar o espaço neste concerto. Isto, junto com Echoes of a Friend, são o solo de Tyner datas a ter.

É a grande crédito McCoy Tyner é que sua carreira depois de John Coltrane está longe de ser anti-climático. Juntamente com Bill Evans, Tyner foi o pianista de jazz mais influentes dos últimos 50 anos, com seus acordes aberturas sendo adotada e utilizada por praticamente todos os mais jovens pianista. Um virtuoso poderoso e um verdadeiro original (compare sua forma de tocar no início dos anos 60 com mais ninguém a partir do momento), Tyner (como Thelonious Monk) não alterou seu estilo tudo o que muito de seus primeiros dias, mas ele continuou a crescer e tornar-se ainda mais forte.

Tyner cresceu em Filadélfia, onde Bud Powell e Richie Powell eram vizinhos. Como um adolescente que ele gigged localmente e conheceu John Coltrane.Ele fez sua estréia de gravação com o Art Farmer-Benny Golson Jazztet, mas depois de seis meses deixou o grupo para se juntar Coltrane em que (com o baixista Jimmy Garrison eo baterista Elvin Jones) se tornaria o quarteto clássico. Alguns outros pianistas do período tinha tanto o poder eo estilo open-minded complementares para inspirar Coltrane, Tyner, mas nunca foi ofuscada pelo saxofonista inovador. Durante os anos Coltrane (1960-1965), o pianista também levou o seu próprio recorde de datas Impulse.

Depois de deixar Coltrane, Tyner lutou por um período, trabalhando como sideman (com Ike e Tina Turner, surpreendentemente) e levando seus próprios pequenos grupos; suas gravações foram consistentemente estimulante, mesmo durante os anos magros. Depois que ele assinou com Milestone em 1972, Tyner começou a ser finalmente reconhecido como um dos grandes, e ele nunca foi curto espaço de trabalho desde então. Embora tenha havido desvios ocasionais (como um quarteto de turnê 1978 all-star com Sonny Rollins e gravações em duo com Stephane Grappelli), Tyner tem jogado na maior parte com seus próprios grupos desde os anos 70, que variou de um quarteto com o Azar Lawrence e uma big band ao seu trio.

Nos anos 80 e 90, Tyner fizeram as rodadas de etiquetas (sua antigas casas Blue Note e Impulse!bem como Verve, Enja, e Milestone) antes de se estabelecer com Telarc no final dos anos 90 e liberando uma série multa de álbuns, incluindo Raízes 2000 do Jazz: McCoy Tyner Honors Piano Jazz Legends do século 20 e 2004 é Iluminações. Em 2007, Tyner voltou com o álbum McCoy Tyner Quartet estúdio apresentando o saxofonista Joe Lovano, o baixista Christian McBride eo baterista Jeff "Tain" Watts.


01. Abertura
02. Belo Amor
03. De repente
04. Giant Steps
05. Darn That Dream
06. Perca Bea
07. Bluesin "Com Bob
08. Você ensinou meu coração a cantar
09. Rhythm-n-ning
10. De Lady Caracas
11. Sonho monge
12. Rio
13. Naima

Características:
- Acesso direto Scene
- Menu Interativo
Download:
(8% restauração - os links são intercambiáveis)

Cobrir não incluído / Não senhas

(410 MB - peças)



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário