quarta-feira, 16 de março de 2011

DOM QUIXOTE - ORSON WELLES - 1951/1971 - DRAMA

DOM QUIXOTE
ORSON WELLES
1951-1971


SINOPSE:
Apaixonado pela Espanha, Orson Weles, um dos maiores, mais brilhantes e inclassificáveis realizadores de todos os tempos, dedicoi 14 anos de sua vida à Dom Quixote , uma obra desmesurada, à que seu enorme gênio não poderia ficar indiferente. Welles mergulhou na obra de Cervantes através das personagens de Dom Quixote e Sancho Pança que viajam pela Espanha de 1960, dando uma visão única e apaixonante das mais emblemáticas personagens espanholas. O filme mostra a gente e os costumes espanhois, destacando as largadas e corridas de touros que tanto fascinavam Welles, sem deixar de lado tradições populares como as festas dos Mouros e dos Cristãos, ou as procissões religiosas. As excepicionais interpretações de Reiguera e Tamiroff, tal como a aparição de Welles em algumas cenas, fazem com que este seja um filme absolutamente imprescindível.

MATÉRIA:
Em 1989 começamos a pensar na possibilidade de obter o material do filme mítico de Orson Welles, Dom Quixote. O nosso objetivo era terminar o trabalho que este gênio do cinema realizou durante 14 anos. Onde quer que fossemos falávam-nos das dificuldades que os que tentaram antes de nós tiveram. O único testemunho que restava de todos estes esforços era uma montagem de 40 minutos, realizada por Costa-Gravas, sob os auspícios da Cinemateca Francesa.

Esta montagem mostrava bem a profundabeleza das imagens filmadas por Welles , mas não podia pretender ser um filme completo pois não dispunha de todo o material , ignorando consequentemente o espírito que impregnava o filme.
No ínicio dos anos 90 , conseguimos entrar em contato com Oja Kodar, a proprietária dos direitos de exploração comerciais e de montagem da obra incompleta de Welles.

Com ela, começamos a tentar localizar os vários negativos e sons originais que ela tinha. Oja disse-nos também que Suzanne Clotier tinha bastante material e ainda havia algum na posse de Mauro Bonanni. Com a primeira não tivemos dificuldades , mas tivemos muitas com o segundo: o montador Italiano tem ainda uma sequência - Dom Quixote atravessar a tela de cinema com uma lança - que não pudemos aproveitar, apesar de todas as negociações tentadas. Temos a certeza que é a única sequência que falta para que o material filmado por Welles ficasse completo. Entretanto, uma equipe dirigida pelo cineasta Jess Franco - realizador da segunda equipe de "Falstaff" e do inacabado "A Ilha do Tesouro" , amigo pessoal de Welles ,com que ele partilhou a maioria das peripécias da rodagem Espanhola de Dom Quixote - começou a estudar as notas manuscritas de Welles. A maiorias das notas tinha sido rabiscadas diretamente na película, nas claquetes, ou na dobragem de 62 minutos que Weles tinha feiro com as personagens principais e do narrador.
Jess Franco selecionou as várias versões das mesmas sequências , aceitando de bom grado o critério e as preciosas indicações de Oja Kodar. O material em 16mm , e 35 mm, foi pacientimente reunido. Uma boa parte deste material estava por revelar num laboratório de Munique. E assim estávamos face ao caso estranho de um filme montado depois da morte do seu autor, a partir de material de uma riqueza visual incomparável , filmado por Welles durante 14 anos , e a partir do qual ele próprio fez várias montagens , mas que, por diversas razões, nunca chegou a ter sua forma definitiva.
Este foi sem dúvida o projeto mais ambicioso de Orson Welles . No fim da vida, ele ainda pensava no seu Dom Quixote e anunciava mesmo, com esse desejo de perfeição criadora - e não de perfeccionismo - que devia voltar a filmar tudo.
Orson, ao longo de toda a sua vida , trouxe o seu Dom Quixote colado a pele. Quando deixou a Itália, deixando lá o material, pediu a Bonanni para tratar dele como um dos seus filhos. Depois de algum tempo, quis mandar a filha Béatrice buscar a película. Bonanni informou-o que não estava disposto a entregar o material a uma pessoa que nunca tinha visto. O genial cineasta resolveu então assim o problema, com a sua forma tão pessoal de ver o mundo: "Envio-te por correio metade de um ás de copas e a pessoa que te mostrar a outra metade será Béatrice. Entregem-lhe o filme apenas a ela". Todo o material encontrado e no qual trabalhamos permitiram a elaboração de um filme completo onde encontramos a visão profunda que Orson Welles tinha das personagens , da obra de Cervantes, e tanbém da Espanha.
A obra de Welles não segue cena por cena o romance que lhe serve de argumento , mas é de uma fidelidade absoluta às duas personagens de Cervantes, Dom Quixote e Sancho Pança. O file é de uma beleza assombrosa e o trabalho dos atores Riguera e Tamiroff prodigioso. Somos transportados para um mundo de imaginação; e a imaginação de um Gustave Doré, invade-nos, cheia de vida e animada por este gênio, este mago que foi Orson Welles.
A partitura original foi confiada à Daniel J. White. Javier Minas e Jess Franco foram encarregados da adaptação dos dialogos tirados do Dom Quixote de Cervantes - daonde foram tirados quase literalmente os diálogos dublados por Welles em inglês.
Esperamos que esta montagem/versão feita por El Silencio com a preciosa colaboração de Jess Franco sirva para dar a conhecer ao mundo um dos mais belos filmes criados por Orson Welles.

ELENCO:

Francisco Reiguera
Akim Tamiroff
Orson Welles
José Mediavilla
Juan Carlos Ordóñes
Constantino Romero
Fernando Rey

FICHA:

Título Original:Don Quijote
Gênero:Drama
Duração:1h 54min
Idioma:Espanhol

DADOS DO ARQUIVO:

Qualidade:DVDRip
Formato:AVI
Tamanho:700 MB
Legenda:Português/BR Separadas
Servidor:Megaupload

LINKS PARA DOWNLOAD:

1- http://www.megaupload.com/?d=2E8RKR5V
2- http://www.megaupload.com/?d=6W9ZHOQV
3- http://www.megaupload.com/?d=SG0W3RJR
4- http://www.megaupload.com/?d=HUHOKHZ7
5- http://www.megaupload.com/?d=MPM9N6O7
6- http://www.megaupload.com/?d=QCF5JLJ0

Nenhum comentário:

Postar um comentário